SECRETARIA ONLINE

 

O Colégio Santo Antonio mantém a Educação Básica, ofertando as modalidades de:

Educação Infantil;

Ensino Fundamental: 1º a 9º ano

 

MATRÍCULA

 

- A matrícula deve ser requerida pelo interessado ou seu responsável, sendo necessária a apresentação dos seguintes documentos:


• Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade / RG

• Comprovante de residência atualizada, prioritariamente a fatura de energia elétrica, cópia e original;

• Carteira de Vacinação;

• Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade, quando originário de outra Instituição de Ensino;

• Matriz Curricular, em caso de transferência.

- No ato da matrícula, o aluno ou seu responsável será informado sobre o funcionamento do estabelecimento de ensino e sua organização, conforme o Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Estatutos e Regulamentos Internos.

- No ato da matrícula, o  responsável pelo aluno, através do contrato de prestação de serviço, deverá auto declarar o cumprimento das normas de funcionamento, a frequência e participação em todas as atividades e matriz curricular proposta pelo Estabelecimento de Ensino.

- Para o ingresso no 1º (primeiro) ano do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos de duração, o aluno, deverá ter 6 (seis) anos completos ou a completar no início do ano letivo.

- O compromisso da família consiste em acompanhar o processo de formação do filho (a), ao qual confiou a corresponsabilidade da educação, e remunerar integralmente os serviços contratados.

- A matrícula será efetuada para 01 (um) ano letivo nos períodos previstos no calendário escolar. Não será renovada automaticamente.

- O período de matrícula será estabelecido em calendário do Estabelecimento de Ensino.

- A Escola esclarece que o processo de matrícula não será efetivado até que os documentos acima indicados sejam entregues, ficando o (a) aluno (a) ciente de que a entrega parcial da documentação não dá qualquer garantia de vaga.

 

HORÁRIO DAS AULAS

 

MANHÃ


2º ao 5º ano - 7h 30min às 12h

6º ao 9º ano - 7h30min às 12h, exceto na terça-feira, que a aula inicia às 7h10min.


TARDE


Educação Infantil e 1º Ano - 13h15min às 17h 15min

 

NORMAS GERAIS

 

1. UNIFORME ESCOLAR

 

* É de uso obrigatório para todos os alunos, em todas as atividades realizadas pelo colégio. O aluno que não estiver devidamente uniformizado será impedido de frequentar as aulas.

* A escola exigirá uniforme completo em todas as séries de Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Não serão permitidas quaisquer alterações nos padrões de camiseta e calça e ou bermuda e nas cores dessas peças.

* Nos dias de frio, o aluno deverá trajar agasalho ou blusa de lã no padrão do uniforme.

* Para a prática de educação física é necessário o uso de ‘shorts’, agasalho ou bermuda, acompanhado de camiseta e tênis.

* No material escolar e no uniforme deverão constar o nome do(a) aluno(a) e o ano, para facilitar a devolução caso sejam perdidos ou esquecidos no colégio.


2. DIREITOS DOS PAIS

 

Os pais ou responsáveis dos alunos regularmente matriculados no estabelecimento têm os seguintes direitos:

* Serem informados a respeito de medidas tomadas para implementação do Projeto Pedagógico definidas pelo Estabelecimento.

* Receberem do Estabelecimento todas as informações necessárias ao bom desenvolvimento educativo de seu filho.

* Serem respeitados na condição de pais ou responsáveis, interessados no processo educacional desenvolvido no estabelecimento de ensino.

* Sugerirem, aos diversos setores do estabelecimento de ensino, ações que viabilizem melhor funcionamento das atividades.

* Terem conhecimento efetivo do Projeto Político Pedagógico da escola e das disposições contidas neste documento.

* Serem informados sobre o Sistema de Avaliação do estabelecimento de ensino.

* Serem informados, no decorrer do ano letivo, sobre a frequência e rendimento escolar obtido pelo aluno.

* Terem acesso ao Calendário Escolar do estabelecimento de ensino.

 

3. DEVERES DOS PAIS

 

* Justificarem a ausência do(a) filho(a) às aulas, os atrasos e os pedidos de dispensa de qualquer exigência regulamentar ...

* Examinarem diariamente a agenda escolar, dando a necessária atenção às comunicações, aos avisos da escola, tomando as providências adequadas.

* Comparecerem ao Colégio quando solicitado.

* Atualizarem, junto à secretaria da Escola, sempre que necessário, e-mails, telefones, e endereços da família para que eventuais comunicações sejam feitas com a devida rapidez e eficiência.

* Fazerem cumprir as normas internas e regimentais deste estabelecimento.

 

4. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 

* O Colégio Santo Antonio compreende o sistema de avaliação como uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno, analisada de forma contínua, cumulativa e processual.

* Na avaliação serão utilizados os seguintes critérios: observação contínua e permanente do desempenho do aluno nas diversas áreas do conhecimento; habilidades e participação nas atividades desenvolvidas; respeito individual à realidade do aluno; ênfase aos aspectos qualitativos de aprendizagem; ênfase à atividade crítica de síntese e elaboração pessoal de cada aluno; avaliação oral com registro, projetos, testes, trabalho individual e/ou coletivo, pesquisas, entrevistas, autoavaliação e outros instrumentos que se fizerem necessários.

* Adota-se-o sistema bimestral.

* É vedado submeter o aluno a uma única oportunidade e a um único instrumento de avaliação.

* A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).

 

   RECUPERAÇÃO:

 

• A recuperação de estudos dar-se-á de forma permanente e concomitante ao processo de ensino e aprendizagem e será organizada com atividades significativas, por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados.

• A Recuperação Paralela e a Recuperação Periódica de Estudos serão planejadas, constituindo-se num conjunto integrado ao processo de ensino, além de adequar-se às dificuldades dos alunos.

 

* BOLETIM ESCOLAR: entregue aos alunos e ou pais bimestralmente.


* FREQUÊNCIA:


A frequência mínima dos alunos do Ensino Fundamental I e II, é de 75% do total de horas letivas, e a média bimestral deve ser igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) em cada disciplina, para serem considerados aprovados ao final do ano letivo.

• Quando a frequência for inferior a 75% do total de horas letivas, o aluno será reprovado independentemente do aproveitamento escolar.

 

* APROVAÇÃO: A promoção é o resultado da avaliação do aproveitamento escolar do aluno, aliada à apuração da sua frequência. No Colégio Santo Antonio a média bimestral é 70 (sete vírgula zero).

• A avaliação do 1º ano não terá menção de notas, o registro dar-se-á por parecer descritivo, parcial e final. A promoção será automática para o 2º ano, desde que haja a frequência mínima exigida em lei.

• No 2º, 3º, 4º e 5º anos Ensino Fundamental I, a promoção será no final de cada ano, desde que haja a frequência mínima e média bimestral igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

• A avaliação para o Ensino Fundamental II, terá menção de notas expressos em uma escala de 0(zero) a 10,0(dez vírgula zero) e a média bimestral deverá ser obtida através da média aritmética ou somativa.

* 2ª CHAMADA; Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais provas, ele fará a 2ª chamada. Convém lembrar que a Lei n 7102, de 15-01-79, ampara a realização de provas de 2ª chamada nos casos de luto, doença, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.

• O requerimento para 2ª chamada deverá ser requerida na secretaria do Colégio, no máximo até dois dias úteis (48 horas) após a perda da prova, mediante apresentação de atestado médico, quando for o caso, e do preenchimento do requerimento específico pelos pais. A responsabilidade pela inscrição para as provas de 2ª chamada é da família e não do Colégio.

• As aplicações das provas estão previstas para dias úteis em período de contraturno.

• O aluno fará prova de 2ª chamada se: 1) apresentar o requerimento; 2) estiver devidamente uniformizado


5. MATERIAL COMPLEMENTAR

 

*Os níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental I utilizarão livro anual o qual deverá ser adquirido no Colégio;

* A apostila positivo para o Ensino Fundamental II, deverá ser adquirida nas livrarias da cidade, antecipadamente ao início das aulas.

* Além da apostila, os alunos também utilizam-se de materiais complementares para concretizarem o seu aprendizado, quer pertencentes à escola, quer aqueles constantes da lista de materiais a serem adquiridos pelos pais e / ou responsáveis.


6. DISPENSAS E JUSTIFICATIVAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

* O aluno só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar problema grave de saúde, comprovado por atestado médico ou justificativa dos pais.

* Atestado e justificativas de faltas às atividades deverão ser entregues diretamente à secretaria ou Orientação.

* O aluno com dispensa ou justificativas assistirá às aulas ministradas, devendo realizar uma atividade escrita, a fim de ser avaliado.


7. DIREITOS DO ALUNO

   

* Ser tratado como pessoa merecedora de todo o respeito;

* Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares;

* Usufruir do ensino e dos benefícios de caráter educacional, recreativo e social ofertados pelo estabelecimento;

* Apresentar sugestões que visem o melhoramento do processo ensino-aprendizagem;

* Expor aos órgãos pedagógicos e administrativos do Estabelecimento as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem;

* Tomar conhecimento das notas decorrentes de avaliações escolares que lhe forem atribuídas;

* Requerer uma segunda oportunidade para efetuar testes e avaliações escolares realizados em sua ausência, mediante um requerimento formal, assinado pelo seu responsável, no qual estejam explícitas as razões da ausência havida.


8. DEVERES DO ALUNO

 

* Respeitar os princípios filosóficos, educacionais e religiosos que norteiam o estabelecimento;

* Integrar-se com a Direção e demais órgãos do Colégio no processo da dinâmica educacional;

* Respeitar a Equipe de Direção, Equipe Pedagógica e Equipe Administrativa e tratá-los com a devida cordialidade;

* Apresentar-se ao Colégio uniformizado;

* Acolher os colegas com amizade e respeito, favorecendo o clima de bem-estar, dentro das normas de convivência escolar e social;

* Zelar pela conservação das instalações, móveis, materiais e equipamentos coletivos e individuais;

* Adquirir a Apostila e outros materiais didáticos solicitados pela escola e conservá-los em perfeita ordem;

* Fazer chegar aos pais toda correspondência expedida pelo Colégio e vice-versa, trazendo-a assinada quando for o caso;

* Quando faltar às aulas ou provas, apresentar atestado médico ou justificativa escrita, encaminhada, assinada e datada pelo responsável;

* Ser pontual no início de aulas e após o recreio;

* Ocupar o lugar que lhe for destinado no mapeamento da sala. O mapeamento é de responsabilidade do professor monitor e é estabelecido em consenso pelo conjunto de docentes da turma e Orientação;

* Adquirir hábito de estudo diário, fazer as tarefas, ser pontual na entrega de trabalhos, portar todo o material escolar solicitado.


9. PROIBIÇÕES AO ALUNO

 

* Usar indevidamente o nome da escola,(ou distribuir impressos que envolvam o nome) de seus professores, funcionários e colegas;

* Utilizar-se de meios fraudulentos quando da realização das avaliações (comunicar-se com colegas por celular, colar, ou portar cola), ou de outros trabalhos;

* Atrapalhar e tumultuar as aulas com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros;

* Fazer-se acompanhar, dentro da escola, de pessoas estranhas à comunidade escolar, sem autorização;

* Agredir física ou moralmente qualquer pessoa;

* Danificar o patrimônio da Escola e pertences dos colegas, professores e funcionários;

* Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho (celular, tablets, jogos eletrônicos, baralhos e outras formas de jogos não educativos), que possam prejudicar o bom andamento das aulas ou que representem riscos à integridade física das pessoas;

* Namorar nas dependências e imediações da Escola;

* Falsificar a assinatura de professores, pais ou responsáveis;

* Faltar às aulas sem justificativa por escrito da Família ou responsável;

* Amassar rabiscar, adulterar ou deixar de entregar correspondências encaminhadas aos pais (informativos, comunicados, circulares, cartas, convites, boletins e outros);

* Andar de bicicleta, skate, patins ou similares no pátio da Escola;

* Ausentar-se do estabelecimento sem que esteja devidamente autorizado pela Família e pela Escola. A saída antecipada do aluno da Educação Infantil e Ensino Fundamental só será possível junto com o pai ou responsável;

* Portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas;

* Promover, incentivar, ou participar de agressões ou brigas, ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social no interior, na frente ou nas imediações do estabelecimento, ou quando se encontrar uniformizado. Sempre que houver comentários ou ameaças de briga, procurar a Orientação ou Direção;

* Apresentar roupas e adereços não compatíveis com o padrão dos alunos do Colégio;

* Apelidar, xingar e discriminar ou expor a situações embaraçosas os colegas, professores e funcionários

* Nas comemorações de aniversário, dar banho de ovos, farinha, terra e outros;


10. MEDIDAS EDUCATIVAS AOS ALUNOS QUANTO A:

 

1. Disciplina:

Para as atitudes de indisciplina e/ou reincidência durante as aulas, namoros comprometedores nas dependências da escola, serão aplicadas, pelos membros da Equipe Pedagógica e Direção, medidas educativas, de acordo com a gravidade da(s) falta(s):

* Advertência pelo professor, em sala ou fora dela;

* Encaminhamento para a Equipe Pedagógica, com fins de medidas cabíveis: (Ficha de Acompanhamento)

* Advertência oral ou escrita;

* Quando totalizar três Fichas de Acompanhamento, o aluno receberá uma Advertência. Somando três advertências será suspenso das aulas por um dia, devendo permanecer em casa.

* Registro de ocorrência;

* Comunicado aos pais pela Equipe Pedagógica: (Ficha de Acompanhamento);

* Havendo reincidência, comunicado aos pais, pela Direção;

*Quando houver atraso na chegada para a 1ª aula, os alunos do 6º ao 9º ano entrarão em sala após o início da 2ª aula. A entrada em sala de aula após o início da 2ª aula só será permitida mediante a apresentação de atestado ou exame médico, ou justificativa dos pais ou responsáveis. Enquanto aguarda a 2ª aula o aluno deverá permanecer na biblioteca da Escola.

* O aluno que se ausentar da aula sem autorização, estará sujeito ao afastamento das aulas por um dia;

* No caso de envolvimento com grupos ou pessoa(s) estranha(s) em brigas na frente ou nas proximidades da escola, o aluno será advertido e punido.


2. Atraso

* Em caso de atrasos recorrentes, quando o aluno chegar atrasado pela terceira vez, os pais serão comunicados. na quarta vez será suspenso das aulas por um dia, devendo permanecer em casa.


3. Dos materiais

Pelo uso e porte de materiais estranhos às aulas, bem como os que possam prejudicar o bom andamento das atividades escolares, serão tomadas as seguintes medidas:

* Caso o professor recolha, todo e qualquer material estranho, por estar atrapalhando a aula, o mesmo será entregue ao aluno no final do período; quando o mesmo colocar em risco a integridade das pessoas, será encaminhado à Orientação;

* Havendo reincidência, a escola irá reter o(s)objeto(s) e o(s) entregará somente ao responsável;

* Todo dano causado ao patrimônio da escola e dos colegas, professores e funcionários deverá ser ressarcido pelo responsável sem prejuízo da punição que lhe for imputada.

 

A Secretaria do Colégio funciona de segunda a sexta das 7h30min às 12h e das 13h15min às 17h15min – no atendimento às famílias quanto a matrículas, documentação, informações gerais, etc.

De segunda a Sexta das 07:30 às 12:00 e das 13:15 às 17:30

Envie os documentos necessarios para efetuarmos a matricula. Os arquivos devem ser digitalizados nos formatos .DOC ou .PDF.

Documento/Arquivo
 

Rua Nossa Senhora Aparecida, 623 Ubiratã - PR

Telefone:44|3543-1390

contato@colegiosantoantonio.com.br

Desenvolvido pela Web Kriativa